Democracia é Diálogo




A convivência política não é fácil em nenhuma sociedade, por mais perfeita que possa parecer.


Governos autoritários oprimem seus dissidentes e pouco se preocupam com o bem comum. Mostram-se totalmente injustos para seus opositores, enquanto são justificados e legitimados por seus apoiadores.


Governos democráticos se caracterizam por uma alternância de grupos no poder e numa estrutura legal e normativa que – em tese – respeita os direitos de todos e se orienta para o bem comum. Nem por isso deixa de haver, nas democracias, excluídos e ressentidos que, por motivos justos ou injustos, não se sentem reconhecidos e respeitados na ordem vigente.


No entanto, o que fazer quando nos sentimos descontentes com o governo, mal representados por nossos políticos, impotentes diante dos desmandos dos poderosos?


O diálogo pode unir os diferentes, que não precisam abdicar de suas posições para encontrar um consenso mínimo que permita a construção do bem comum. Não é um caminho fácil, bem o sabemos. É, porém, o único caminho viável.


Todos os países que hoje gozam de uma qualidade de vida e de um respeito à liberdade e à dignidade dos cidadãos à qual almejamos tiveram que passar por esse caminho de diálogo e consenso.Os atalhos e rupturas institucionais não aceleram essa caminhada. Pelo contrário, atrasam. 


E mesmo países que parecem à nossa frente nesse percurso também enfrentam seus problemas, pois o bem comum está sempre em construção.


Fonte: https://osaopaulo.org.br/colunas/editorial/democracia-e-dialogo/

Comments

Popular posts from this blog

Aumento substancial do consumo e venda de drogas na adolescência na cidade de Quelimane

16 dias de Activismo contra violência baseada no género